Sapato de amarrar

Foto e arte: Rana Tosto

Discorrer sobre um assunto não é problema para Marcelo. O que são alguns minutos de entrevista para quem está acostumado a ministrar horas de aulas na pós-graduação? O desafio maior ficou para mim, na hora de editar a conversa: fazer caber tanto conteúdo no padrão de curta duração dos vídeos para a internet.

Marcelo tem muita história para contar. Levando uma vida intensa entre trabalho na indústria e atuação como professor de pós-graduação, após os 50 anos, resolveu mudar. Aposentou-se da indústria, decidiu cuidar mais de si, e tratou de reduzir os 140 quilos que carregava em seu corpo.

Com muita força de vontade e ajuda de profissionais, emagreceu, sem cirurgia bariátrica, impressionantes 60 quilos em 11 meses.

Novo corpo, novos hábitos. Dispensou o remédio para pressão alta, passou a praticar corrida e a fazer várias coisas que não conseguia antes. Uma grande vitória que ele mantém até hoje, três anos depois.

O emagrecimento provocou em Marcelo o encantamento pelo funcionamento do corpo e ele, formado e com mestrado em administração, resolveu fazer uma graduação em psicologia, uma vez que nutrição, sua primeira opção, foi descartada. Pouca identificação com bioquímica.

Marcelo, então, passou, ao mesmo tempo, a ser aluno de graduação e professor de pós-graduação, na mesma instituição de ensino. Ele pretende formar-se em psicologia aos 62 anos e, quem sabe, seguir uma nova carreira.

Dono de enorme força de vontade, vitorioso, sempre disposto a aprender, Marcelo é um Coroa de Boa.

Assista abaixo ao vídeo em que Marcelo conta a sua história

Clique aqui e inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Veja também
O Médico e o Mar
Acelerar e curtir
Anos Dourados

27 comentários em “Sapato de amarrar

  1. Muito inspirador e motivador. Adorei . Entrevista maravilhosa . Muito bom!!! Parabéns. Grande exemplo.

  2. Professor que bela história! Marcelo foi meu professor em uma pós e meu colega em outra. Sempre acabo aprendendo com ele seja como aluno ou professor. Te admiro muito prof. Bjao.

  3. Parabéns Marcelo!
    É isso mesmo, se reinventar e segui em frente, ainda temos muita vida pela frente!
    Um abraço!
    Rita

  4. Parabéns Marcelo! Gostei muito de ver sua nova performance e mais ainda o exemplo de determinação. Continue voando alto.
    Um abraço.

  5. Parabéns Marcelo! Gostei muito de ver sua nova performance e mais ainda o exemplo de determinação. Continue voando alto.
    Um abraço.
    Fábia Gama

  6. Marcelo….que exemplo de força de vontande e que não existe tempo certo….nos que decidimos o nosso rumo e a noss vida!!!Parabéns!!!

  7. Marcelo, Meu amigo de longas datas. Excelente exemplo de determinação e quando ele planeja vai em busca do resultado. Parabéns pela nova formação acadêmica. Vou ficar esperando o próximo desafio .
    Parabéns Coroa de Boa pela entrevista.
    Abraço Marcelo

  8. Marcelão, querido e nobre amigo. História linda esta sua. Muito obrigado por compartilhar comigo. Amei saber de sua trajetória até chegar na sala de ETOLOGIA…rs!
    Grande abç, Kraudião

  9. Esse é meu colega e Amigo, Marcelo, parabéns pelo seu esforço e desafío meu mano!
    Pode ter certeza que sua história, ministrou a todos!

    Magno Paim

  10. Belíssima história de vida! Eu que sou médica e crítica ferrenha do altíssimo número de cirurgias bariátricas, muitas delas que com certeza não são bem indicadas e já vemos também um alto número de complicações e ré-operações, fico encantada com este exemplo duplo: a “mudança de corpo” e o novo curso. Parabéns Marcelo! Parabéns ao Coroa de Boa!

  11. Conheço Gantois há mais de 37 anos.
    Quando ele tem um objetivo realiza um planejamento como poucos que conheço. Tem uma visão de vida diferenciada .Este é um exemplo de determinação que é uma característica dele e que sirva de exemplo para todo nós.
    Parabéns Gantois

  12. Excelente entrevista! Informações incrivelmente inspiradoras, não só aos “coroas”, mas também a todos de qualquer idade. Todos devemos nos reinventar e buscar nossa felicidade constantemente, não esperar acontecer.
    Muito boa a edição, produção e qualidade de filmagem!
    Parabéns!

    1. Que legal, Diogo! Obrigada pelos elogios. Concordamos, sim, que todos devemos nos reinventar e buscar a felicidade, a qualquer momento. Vamos espalhando essa ideia! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *